nº 39 ano 10 | Dezembro 2019
Resenha

Olhares para Madureira

Por Roberta Filgueiras Mathias

Fruto da pesquisa do Museu Afrodigital iniciada em 2013, Memórias, territórios e identidades: diálogos entre gerações na Região da Grande Madureira (2019) encerra uma trilogia originada pelo Seminário “Nos quintais da Grande Madureira”, ocorrido em dezembro de 2014 na UERJ e pelo livro Nos quintais do Samba da Grande Madureira (2016). Esta trilogia deixa clara a sua proposta desde os títulos: trazer olhares múltiplos sobre o bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro. Embora por vias e formatos distintos, os três alcançaram este objetivo.

Ainda que esta resenha se concentre no livro organizado em 2019, é interessante recordar o livro que o precedeu e o seminário que deu origem ao último.

O livro de 2016 dialoga com imagens de arquivo, mas traz também as imagens do Edu Monteiro, Doutor em Artes pela UERJ. Inicio por estas porque, de alguma maneira, nos transportam para uma Madureira que parece ser também a apresentada pelos textos, a Madureira inesgotável. Transitando pelos temas da religiosidade, gastronomia, dança, música e símbolos, o fotógrafo ressalta características do subúrbio carioca sem resvalar na superficialidade. Este cuidado podemos também perceber nos artigos apresentados. Logo em seu prefácio intitulado “O samba é meu dom”, tal como a canção, Myriam Sepúlveda dos Santos, organizadora da coletânea, nos envolve com uma das referências mais fortes que Madureira produz, os quintais de samba. São eles que ditam o ritmo dos artigos.

Já o “III Seminário Afro-Carioca: nos quintais da Grande Madureira” possui uma relação mais direta com o livro que ora resenho, pois, a partir das apresentações de trabalhos e dos diálogos estabelecidos, é que foi elaborado. Ambos foram organizados por Ana Paula Alves Ribeiro, Gabriel da Silva Vidal Cid e Guilherme Ferreira Vargues, e o livro é uma mescla entre trabalhos apresentados e textos inéditos.

Olhares para Madureira
Roberta Filgueiras Mathias
mathias.beta@gmail.com
é cientista social graduada pela PUC-Rio, fotógrafa com experiência em Antropologia Urbana e Antropologia Visual. Especializada em Cultura e Filosofia pela PUC-Rio. Doutoranda em Antropologia Social pela Universidad Nacional de San Martin, atualmente é pesquisadora na área de Antropologia Urbana estudando periferias latino-americanas. Professora convidada do IUPERJ/UCAM na pós-graduação em Fotografia e Imagem na qual leciona disciplinas que relacionam Antropologia e Visualidades.